Sala Interativa da Educação Infantil

A Sala Interativa é um ambiente de reciclagem criativa que possibilita a construção do conhecimento por meio da investigação.

Com diferentes abordagens de sustentabilidade e com a reutilização e exploração de materiais variados, os alunos investigam, brincam, projetam e constroem dentro de um espaço que sempre é modificado conforme a necessidade de cada grupo.

O desejo de aprender é ressignificado, promovendo a ideia de que resíduos podem ser transformados em outros recursos. É assim que os alunos vivenciam momentos de descobertas e fascínio, ampliando o conhecimento a respeito das dimensões que englobam a consciência planetária.

Quais são os materiais utilizados?
Materiais recicláveis devidamente higienizados.
Objetos da natureza: conchas, pinhas, folhas, gravetos, cascas de frutas secas, penas, pedras, sementes, cascas de árvore, cascas de couro e etc.
Objetos feitos com materiais naturais ou materiais do uso cotidiano: rolhas, lã, tecidos, pentes, presilhas, escovas, pincéis, cestos e etc.
Objetos de madeira: cilindros, bobinas, colheres de pau, pregadores de roupa e etc.
Objetos de metal: guizos, bijuterias, correntes, aros de metal, tampas, colheres, latas e etc.
Objetos têxteis: Cipó, chapéus, retalhos de tecidos, fitas e etc.
Objetos de plástico: tampas, medidores, potes, garrafas pets, armações de óculos e etc.
Objetos sem uso: computadores, calculadoras, câmeras fotográficas, balanças, mouse e etc.
Papel e papelão: embalagens, caixas, jornais, forminha de doces, revistas, catálogos de cores de casa tinta e etc.

Como são adquiridos os materiais?

Uma parte dos materiais da Sala Interativa é composta por materiais reciclados ou reutilizados no Santa Maria e outra é coletada através de doações da comunidade educativa. Famílias, crianças e colaboradores costumam contribuir para manter o espaço sempre em movimento.

Como doar?

Os materiais poderão ser encaminhados ao balcão do SAA, com identificação que oriente o destino para a Sala Interativa ou poderão ser trazidos pelos próprios alunos e levados para a sala de aula.