Posicionamento I Colégio Marista Santa Maria

Prezada família,

O Colégio Marista Santa Maria foi fundado em 1925, e, ao longo de sua existência, manteve-se fiel aos valores de São Marcelino Champagnat e a uma pedagogia baseada na presença acolhedora, no respeito às diferenças, na inovação e excelência acadêmica. Durante esses anos, contribui com a formação ética, cristã e científica de gerações.

Estamos vivendo um momento de debates políticos num cenário de polarização, o que tem gerado situações delicadas e complexas, que por vezes acabam desprezando o tom do respeito e acolhida. A escola possui um papel social importante como local de diálogo e, se necessário, de mediação de conflitos que muitas vezes, nem ocorrem dentro da Instituição.

A escola é um lugar plural, de comunidade, união e todos devem sentir-se acolhidos, independentemente de partido, de ideias e de opiniões.

Nesse sentido, o Colégio não irá tolerar atitudes desrespeitosas, que desvirtuem seus valores primordiais e, se necessário for, promoverá ações perante as instâncias competentes. Não negociamos o respeito e a segurança de nossos alunos, familiares e educadores dentro do Colégio.

Enfrentar a intolerância é responsabilidade de todos nós como cidadãos, não apenas da escola. Por isso, pedimos a parceria de todas as famílias nesse sentido, no acompanhamento das redes sociais de seus filhos e no cuidado com as suas próprias redes sociais e grupos de trocas de mensagens. Orientem seus filhos sobre o devido respeito a pensamentos divergentes, além de explicar-lhes que certas ações são passíveis de sanções legais. Também pedimos que esse mesmo exercício da tolerância ocorra entre toda a comunidade escolar e que evitem repassar imagens e informações sobre crianças e adolescentes.

Essa atmosfera repercute em nossos estudantes, lamentavelmente, e causa percalços no ambiente escolar de tal forma que estabelecemos ações para preservar um espaço harmonioso e voltado às aprendizagens:

• Na segunda-feira (31/10), educadores estiveram em sala de aula para reafirmar a importância do diálogo, da empatia e do respeito.
  • Os intervalos das aulas estão sendo acompanhados pelos monitores de alunos (SAA) e sendo reforçados por demais educadores, visando minimizar possíveis animosidades.
  • Para segurança, ampliamos o efetivo da empresa terceirizada focando nos acessos ao Colégio e monitoramento de câmeras.
  • Reforçamos com a equipe de professores e colaboradores, o Código de Conduta do Grupo Marista, que preza pelo apartidarismo e papel educativo no ambiente escolar. Aos professores, é obrigatória a utilização de jaleco como uniforme.
  • Colaboradores, alunos e/ou familiares que comprovadamente tenham condutas que contrariem o regimento interno em ambiente escolar, ou que impactem de forma ofensiva outros alunos, familiares ou colaboradores em ambiente escolar, estão sendo advertidos e/ou sujeitos a medidas disciplinares e educativas.Entende-se por ‘ambiente escolar’ todo o prédio, inclusive sua parte externa que inclui estacionamento e bosque.
  • A escola acolheu e continuará acolhendo os alunos que se sentirem amedrontados e ofendidos, bem como seus familiares. Todas as situações estão sendo acompanhadas e direcionadas com os familiares dos estudantes. Quando necessário, os casos foram e/ou serão encaminhados para demais esferas.
  • Reforçaremos com os alunos e comunidade educativa, por meio de orientações específicas, palestras formativas, fóruns, oficinas visando conscientizar a todos no que se refere ao exercício da tolerância e à cidadania digital.
  • Lembramos que o uso do uniforme é obrigatório em todas as séries, conforme regimento escolar (disponível para consulta na área restrita).
  • Nossos procedimentos internos estão sendo inteiramente acompanhados pelo Centro Marista de Defesa da Infância (https://centrodedefesa.org.br).

Reforçamos que o Colégio, por meio de seu currículo, promove constantes ações pedagógicas para conscientização. Projetos e componentes curriculares estimulam a pluralidade de visão de mundo, bem como a prática da política, suas responsabilidades e impactos na comunidade local, regional e nacional. Citamos como exemplos o Projeto de Intervenção Social (PIS), o Conexão XXI e a Missão Solidária Marista (MSM) que instruem os estudantes, desde a infância, a desenvolverem a tolerância e outras posturas não discriminativas.

Agradecemos a solidariedade das famílias e reafirmamos que este é o momento de focarmos nossos esforços em orientar e acompanhar as crianças e jovens para que adotem condutas em prol da tolerância e do cuidado consigo e com os outros.  Todas as nossas ações devem estar baseadas no jeito e nos valores Maristas: simplicidade, presença, espiritualidade, acolhida, interculturalidade, solidariedade, espírito de família e amor ao trabalho.

Nosso colégio é um centro de desenvolvimento da educação e continuará trabalhando incansavelmente para a formação e conscientização de crianças e adolescentes a serviço de um mundo melhor para todos, missão que conta com a participação ativa e colaborativa dos pais e responsáveis.

Que Maria, a Boa Mãe, abençoe vocês, nós e toda comunidade educativa Marista.

Agradecemos a atenção e a compreensão.

Atenciosamente,

Colégio Marista Santa Maria