II Festival de Teatro do Santa Maria

De 19 a 26 de abril o Santa Maria promove o II Festival de Teatro do Santa, com atividades artísticas como diversas peças e oficinas abertas ao público e voltadas para o colégio. A primeira edição do Festival, realizada no ano passado, movimentou mais de quatro mil pessoas.

O espetáculo de destaque desta edição será o clássico da Broadway “Les Misérables”, que terá uma composição artística envolvendo teatro, dança e coral.  Com produção integralmente formada por alunos, o musical será aberto ao público e acontecerá no Teatro Marista Santa Maria, no dia 23 de abril, às 19h. Outras atividades, como o espetáculo de abertura “Circo S/A – O Circo de Alípio e Sombrinha” e o de encerramento, “Tecidos que Contam” da Companhia Parabolé, serão também gratuitas e abertas ao público. Para participar dos espetáculos, retire o seu ingresso no Núcleo de Atividades Complementares.

A realização do Festival tem como um de seus principais objetivos difundir a arte e o fazer teatral para além do ambiente escolar. De acordo com Maíra Carneiro, professora de Teatro e membro da Comissão Organizadora do Festival, o teatro propõe-se como instrumento de transformação na sociedade por refletir o subjetivo e o cognitivo, de modo a conectar a plateia e os atores.

“A arte transforma. Crianças, adolescentes e adultos precisam ter acesso e, por isso, o Festival propõe fortalecer uma rede educativa de pessoas que tenham um olhar humano e solidário para tudo que acontece ao nosso redor; uma rede de fortalecimento da educação”, explicou.

As demais atividades, voltadas para o colégio, foram montadas para diferentes públicos internos. A peça O Pequeno Príncipe será apresentada para o Ensino Fundamental I, enquanto a Educação Infantil irá assistir à peça Entre Janelas, do Grupo Tato. Para os professores, será realizada a oficina A Experiência Lúdica e a Liberdade de Brincar na Escola, que discutirá o lúdico dentro da educação. E os colaboradores participarão da oficina Venha Descobrir seu Palhaço Interior, que trará uma perspectiva sobre criatividade e comunicação. “Através do lúdico, aprendemos brincando e conseguimos desenvolver, de maneira prazerosa, a atenção, a memorização, a imaginação e a sociabilidade. O lúdico nos ajuda a aprimorar nosso olhar de sensibilidade ao mundo que nos cerca”, enfatiza Adriana Garcias, que também é professora de Teatro e membro da Comissão Organizadora.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares (NAC), Honório Petersen Hungria Junior, o Festival é importante por refletir os valores e o carisma Marista por meio da educação aliada à arte cênica, mas também por atender uma demanda dos alunos. “Através dessa modalidade as crianças e os adultos interagem em momentos educativos. É nosso compromisso valorizar cada modalidade complementar pela promoção e produção de eventos”, afirmou. O coordenador lembrou ainda a importância do protagonismo dos alunos no processo de elaboração e realização não só deste evento, como de outras atividades do Núcleo.

Confira o resumo da programação:

18 de abril
15h30 – Oficina Luz em Cena – Inscrições no NAC (vagas limitadas)
16h – Seleção Final de candidatos do Santa Comédia – na Sala 12 (6º ano ao Terceirão)

19 de abril
19h30 – Abertura do Festival de Teatro com Circo S/A – Ingressos no NAC

20 de abril
10h – Espetáculo Entre Janelas (exclusivo para a Ed. Infantil)
14h – Espetáculo Entre Janelas (exclusivo para a Ed. Infantil)
14h – Oficina de Máscaras do Teatro – Inscrições no NAC (vagas limitadas)
16h – Espetáculo Entre Janelas (exclusivo para a Ed. Infantil)

23 de abril