Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Gestores participam de diálogos formativos sobre segurança nas escolas

A formação continuada dos nossos profissionais é uma das principais premissas do jeito marista de educar. Em razão da dinamicidade do tempo em que vivemos, a busca pelo aprimoramento constante de gestores e educadores faz parte do cotidiano dos Colégios Maristas. A partir desse viés, durante os meses de abril, maio e junho, diretores e gerentes de todas as unidades do Marista Brasil participaram de diálogos formativos semanais que abordaram temas atuais e muito importantes para promover a escola um ambiente seguro.

Sempre com a participação de especialistas renomados nacionalmente, foram partilhados conhecimentos sobre temáticas como segurança, gerenciamento de crises, autocuidado e saúde mental, entre outros. A iniciativa faz parte do Programa Cultura do Cuidado, que reúne uma série de ações que incentivam nossas comunidades escolares a desenvolverem ambientes mais seguros, mais humano e fraterno por meio do acolhimento, da partilha, do respeito e da paz.

Segundo Raimunda Caldas, Coordenadora de Cuidado Integral, área que integra a Gerência de Identidade, Missão e Vocação do Marista Brasil, o objetivo da ação foi subsidiar os gestores para atuar na predição, prevenção e posvenção às situações de violência que possam atravessar o ambiente escolar. “Os diálogos foram espaços para munir nossas lideranças com informações e estratégias para que possam trabalhar no dia a dia da escola com segurança e efetividade, além de serem multiplicadores desses conhecimentos junto às suas equipes”, explica.

Sobre o Programa Cultura do Cuidado

A escola ocupa um espaço central na formação de crianças, adolescentes e jovens. Dessa forma, possui papel fundamental na construção da cidadania e no combate a todas as formas de violência. O Programa Cultura do Cuidado tem o objetivo de promover o bem-estar de colaboradores, estudantes e famílias e visa a qualificação das ações e estratégias no ambiente escolar, voltadas à predição, prevenção e posvenção de situações que possam ser fatores de risco. Além de estabelecer caminhos para a efetivação de políticas, diretrizes e orientações técnicas, que possibilitem que a escola seja um espaçotempo de cuidado.

Os diálogos formativos com os gestores são uma das ações que constituem o programa. Em 2023, já foram realizadas campanhas nacionais de combate ao bullying e à violência contra as crianças e adolescentes. Ainda neste ano, acontecerá o curso Escola Segura com foco nas lideranças e a campanha de valorização à vida, em setembro, entre outras ações que continuem contribuindo para promover o cuidado integral e o desenvolvimento de ambientes seguros para o desenvolvimento integral de estudantes.

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.