Alunos do 1º ano realizam Campanha para Doação de Medula Óssea

Nos dias 22 e 23 de novembro, das 10h às 16h, os alunos realizam no Calçadão da Rua XV de Novembro, uma ação de incentivo à doação de medula óssea.

De acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer, o Brasil tem o terceiro maior cadastro de doadores de medula óssea do mundo. Com mais de 4 milhões de inscritos no Redome – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, a chance de se encontrar um doador compatível  fora do grupo familiar, pode chegar a 64%.

Dentro do Projeto de Intervenção Social (PIS), que mobiliza os alunos a descobrirem caminhos possíveis para chegar às respostas que desejam, as professoras auxiliaram nas pesquisas dos pequenos, que aprenderam, inclusive, como realizar a campanha. A iniciativa partiu da Turma dos Exploradores, formada por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, que desde março estão envolvidos com o tema e levantaram dúvidas sobre a importância da medula óssea, como os ossos são feitos e qual a sua função.

Para ser doador de medula óssea, é preciso ter idade entre 15 e 55 anos, estar bem de saúde. Uma amostra de sangue será colhida, e quando há compatibilidade com algum paciente, o doador é chamado para o procedimento.

Durante a campanha, interessados em fazer o cadastro de doação de medula serão orientados a procurar o BIOBANCO (Banco de Sangue do Hospital de Clínicas da UFPR) na Rua Agostinho Leão Júnior, 108, de segunda a sexta, das 7h às 18h20 e sábado das 9h30 às 15h30. Mais informações pelo telefone (41) 3360-1875 e e-mail: [email protected]

Fonte: Lead Comunicação