O início do ano letivo é um momento de muitas transformações para os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. A transição da educação infantil para o novo formato de ensino requer acolhimento, segurança e um trabalho conjunto entre escola e família. No Colégio Marista Santa Maria, esse processo é cuidadosamente planejado para garantir uma experiência positiva para os pequenos.
Segundo as professoras Janaina Martins e Bárbara Stella, do primeiro ano, a inserção e adaptação acontecem de forma natural, mas podem ser desafiadoras para os alunos que estão ingressando na escola pela primeira vez. “Nos primeiros dias, buscamos criar um ambiente acolhedor, promovendo dinâmicas para que os alunos se conheçam, trocando-os de lugar e mesclando os grupos. Dessa forma, facilitamos a formação de novos vínculos e ajudamos as crianças a se sentirem parte do espaço”, explicam as professoras.
O papel das famílias nesse processo também é essencial. “Os pais precisam passar segurança para os filhos, mostrando confiança na escola e nos professores. É natural que no início haja dificuldades na despedida, mas o olhar atento da família e a compreensão de que esse é um passo importante ajudam a tornar esse momento mais tranquilo”, acrescentam Janaina e Bárbara.
Após cerca de 15 dias de adaptação, os professores já percebem avanços significativos. “As crianças começam a formar novos laços de amizade, interagindo com diferentes colegas. Mesmo os mais tímidos demonstram maior segurança e proximidade com os educadores”, observam.
A Vila Marista, espaço dedicado à educação infantil, foi preparada para acolher os pequenos com muito cuidado e respeito ao tempo e à singularidade de cada um. “A parceria com as famílias é fundamental para que possamos transmitir segurança aos alunos. Por meio das acolhidas e conversas individuais, compartilhamos dicas e orientações para tornar essa fase mais tranquila e satisfatória”, reforçam as professoras.
Apesar do curto período desde o início do ano letivo, os resultados já são visíveis. “Os vínculos se estabelecem rápido e são evidenciados pelo sorriso das crianças e pelo encantamento com o ambiente escolar. Contamos com um espaço amplo e adequado para acolhê-los da melhor maneira possível, respeitando o ritmo de cada um”, concluem.
Com um trabalho conjunto entre escola e família, a transição para o primeiro ano se torna uma experiência enriquecedora e positiva para os pequenos, garantindo um início de jornada acadêmica repleto de aprendizado e novas descobertas.