Educação Infantil
Projetos de Investigação
Propiciam condições para que as crianças sejam protagonistas de suas aprendizagens, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. Por meio da investigação, percebem o mundo e as relações que nele se estabelecem.
Acolhidas
Jeito Marista de iniciar as atividades escolares. Alunos, educadores e familiares se reúnem para vivenciar fatos importantes da vida escolar, compartilhando sentimentos, valorizando talentos, agradecendo, cantando e celebrando juntos.
Espaços de Aprendizagem
Espaços coletivos qualificados com diversidade de materiais, que favorecem as relações, interações, diálogos e são utilizados como fontes de aprendizagens e descobertas.
Ensino Fundamental | Anos Iniciais
Estudos de Meio
Vivências fora da sala de aula tornam-se uma fonte de aprendizagem qualificada para os alunos e ampliam a visão de mundo por meio da exploração de espaços, como museus, memoriais, templos religiosos, entre outros. Os Estudos de Meio seguem roteiros elaborados, que favorecem o diálogo, relacionando as discussões e ampliando o posicionamento crítico em relação aos desafios que o mundo nos traz.
Grêmio Infantil
Sendo um importante espaço de cidadania, estimula o interesse dos alunos na construção coletiva de soluções, contribuindo
para formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, problematizando por meio de valores éticos e cristãos a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Anualmente, o Jornal do Grêmio Infantil divulga para a comunidade as ações realizadas e outros assuntos de interesse das crianças.
Educação Alimentar
Incentiva o protagonismo dos alunos ao pesquisarem, descobrirem e experimentarem alimentos mais saudáveis. Os cuidados com a terra e as plantas são postos em prática no cultivo de uma horta. Assim, ao aprenderem sobre a diversidade da flora e a
preservação do meio ambiente, os alunos também desenvolvem uma consciência planetária.
Ensino Fundamental | Anos Finais
Fepomar
O Festival do Poeta Marista é um projeto bienal, que contribui para o exercício da criatividade, valorizando a literatura. Em conjunto com os educadores, os estudantes divulgam as suas poesias por meio de produções impressas, teatrais e musicais
Temas Transversais
A partir da entrada na adolescência, os alunos são preparados para usar, com responsabilidade, as redes sociais, a compreender a importância de cuidados com o corpo e a se prevenirem contra as drogas. Na disciplina de Desenvolvimento Acadêmico Pessoal e Social (DAPS), esses e outros temas são discutidos e mediados pelos professores e também por especialistas convidados. A parceria família-escola é valorizada com a participação dos pais em palestras formativas.
Educação Financeira
Ao ensinar os alunos a conviverem de forma responsável com o dinheiro, por meio de noções de economia básica e reflexões sobre os impactos do consumismo no meio ambiente e na sociedade, contribuímos para criar uma atitude adequada e saudável em relação ao uso do dinheiro. Desenvolvendo habilidades de como ganhar, gastar, poupar, investir e doar, preparamos, desde cedo, os jovens para uma cultura de planejamento, na qual é possível exercer o protagonismo financeiro da consciência planetária.
Ensino Médio
Aulas Práticas
A moderna estrutura dos laboratórios de física, química e biologia permite que os estudantes sejam protagonistas na construção do conhecimento. As aulas práticas ampliam ainda mais o significado dos conteúdos trabalhados em sala, por meio de uma abordagem dinâmica e interativa.
Projeto de Vida
O Projeto de Vida dos alunos do Ensino Médio Marista considera que o ingresso na Universidade e no mundo do trabalho se faz com formação acadêmica de excelência, pautada em valores. O Projeto, que vai além da escolha profissional, é dividido em quatro etapas: autoconhecimento; olhar ao redor, buscando referências pessoais e profissionais; reconhecer aptidões; e identificar afinidades das carreiras, focando a plenitude do sujeito.
Ensino de Excelência
Buscando aprimorar a excelência acadêmica, no contraturno os alunos têm a possibilidade de participar de aulas de aprofundamento, oficinas de redação, plantões de apoio pedagógico e acompanhamentos de aprendizagem.