Como fazer o seu melhor Enem?

Confira dicas de como ir bem nas provas e alcançar seus objetivos

No último dia 8 de julho, o Ministério da Educação divulgou as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020. As provas serão realizadas em datas distintas, conforme o tipo de avaliação definida pelo aluno. A pontuação no Enem é usada como critério de acesso para vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU e pelo Programa Universidade para Todos – Prouni e Programa de Financiamento Estudantil – Fies, nas instituições privadas.

Divulgação do resultado das provas:
A partir de 29 de março de 2021

E para fazer a sua melhor prova do Enem, o Santa Maria separou algumas dicas que irão auxiliar os estudantes e aproximá-los realização de seu projeto de vida:

Avalie seu local de estudos
Já estamos há alguns meses sem aulas presenciais e todos tiveram que se adaptar em casa e com aulas on-line. Esse é um bom momento para avaliar se o seu local de estudo está adequado, se o ambiente está propício e o que pode ser feito para melhorar.

Tenha um planejamento
Organizar um cronograma de estudo com todos os componentes curriculares é importante para manter todos os assuntos no radar. Os professores também podem auxiliar com esta distribuição.

Defina o melhor método de aprendizagem
Algumas pessoas precisam escrever para captar o conteúdo, outras preferem apenas ouvir e participar de aulas e há quem precise fazer exercícios para entender a matéria. Saber qual é o melhor método para o estudante torna o estudo mais tranquilo e proveitoso. E se estes exemplos não funcionam para você, há muitas outras coisas que podem ser feitas. Tente gravar um vídeo sobre o assunto estudado ou fazer um mapa mental. Que tal tentar explicar o conteúdo para alguém da sua casa? São maneiras de processar e reter a informação.

Leia e escreva
Uma redação consistente se deve ao nível de leitura e escrita do aluno. Estar atento aos contextos e atualidades do mundo a nossa volta, ajuda a construir repertórios para boas produções. Além de um repertório diversificado o aluno precisa treinar a escrita para conhecer seus pontos fortes e outros a melhorar em cada proposta.

Aprenda de outras formas
Além dos materiais didáticos, é importante lembrar que o mundo lá fora existe. O Enem foca na compreensão de mundo do aluno e como ele se coloca nesse cenário, por isso é importante estar atento a jornais, documentários atuais, filmes, livros e movimentos sociais que se destacam.

Descanse
Separar um momento para descansar o corpo e a mente ajuda no desempenho e no equilíbrio, especialmente para estudantes do Terceirão. Realizar uma atividade física e relaxar um pouco é essencial para garantir um bom desempenho.

Quer saber ainda mais?
Nesta terça-feira, nosso Coordenador do Ensino Médio, Sandro Coelho, participou de uma matéria no programa Bom Dia Paraná da RPC e falou um pouco mais sobre o assunto. Confira!

Link direto: https://globoplay.globo.com/v/8696309/